quarta-feira, 20 de julho de 2011

Nós precisamos abaixar a bola.


Não foi a primeira vez que a seleção da CBF deu adeus com ar de vexame.
.
E não seria vexame simplesmente perder do Paraguai.
.
Eles têm um time fechado, minimamente organizado e equilibrado. Quantas vezes vimos um time inferior superar outro favorito num lance de bola levantada na área? Um a zero e pronto. Nada vergonhoso. Um acidente, digamos.
.
Mas foi. E GRANDE!
.
Porque perder 4 pênaltis, algo jamais visto na história dessa seleção, não pode ser considerado normal. "Vexame" ainda me parece pouco.
.
Não há UM PINGO de vestígio de humildade na maioria dos jogadores que vestem a famosa camisa pentacampeã do mundo. E não é de hoje.
.
Em 2006, jogadores e grande parte da torcida se embebedaram com a história de que não só ganharíamos a Copa como TAMBÉM daríamos espetáculo nos gramados germânicos. A expectativa de ver Ronaldinho, Robinho & cia pedalando até de marcha à ré foi abocanhada pela chapelaria de Zidane.
.
Quatro anos se passaram e vimos na Copa da África um batalhão de soldados (ou "guerreiros"?) convictos de que daquela guerra voltariam com medalha de ouro no peito. Com o tal "comprometimento" e a "lealdade" na ponta da língua, os cabos e soldados de Dunga até fizeram um belo primeiro tempo diante dos holandeses. Ocorre que em Copa ninguém é campeão jogando bem apenas UM tempo. Ainda mais quando do outro lado existe um time dotado de, entre outras coisas, equilíbrio. Ou alguém esqueceu que a Holanda estava atrás no placar quando Sneijder levantou um bola na área e Júlio César falhou bisonhamente? Equilíbrio que sobrava lá faltava cá. Minutos depois nossa "melhor defesa do mundo" não marcou Sneijder (1,67m) e a seleção do técnico que esmurrava o banco de reservas se via atrás no placar. Soberba demais e futebol de menos pra ter que ver Felipe Melo pisar no adversário já caído no chão.
.
Um ano mais tarde e novamente deixamos uma competição com a impressão de que quem veste a camisa amarela se contamina com a mais alta arrogância. A forma como André Santos (chutou quase na lua!), Thiago Silva (recuou pro goleiro) e Fred (lateral do calcanhar) bateram as penalidades é um ABSURDO em se tratando de um time que ostenta 5 mundiais.
.
Para Robinho, simples demais: "perdemos os pênaltis e não deu".
.
Sucinto até demais.
.
Como uma seleção que tem a cara de quem não deve satisfação pra ninguém.
.
E que há anos deixa como última impressão o vaxame em competições oficiais.
.
Futebol não é circo, nem desfile de moda. E ninguém ganha antes de entrar em campo.

Um comentário:

Web Analytics