quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem demite é quem dirige.


Dizem por aí que o esporte preferido do brasileiro é o futebol.

Há quem discorde e diga que é falar da vida alheia.

Mas suspeito fortemente que é outro: covardia.

Ora, é evidente que quem pôs Dorival Jr na rua foi a DIRETORIA. Não foi Neymar, não foi a rebeldia de um moleque (no melhor dos sentidos) de 18 anos que demitiu o boa praça Dorival.

Mas claro: é muito mais fácil pintar o moleque como vilão

Sim, eu sei: qualquer tapado tem capacidade de perceber que Neymar errou.

Mas isso foi LÁ no princípio do episódio.

Desrespeitado, Dorival disse ter TODO o respaldo da diretoria do Santos para aplicar uma punição ao Neymar: multa de 30% do salário e afastamento por tempo indeterminado.

Neymar cumpriu afastamento no jogo de domingo.

Só que hoje é dia de clássico. Contra nada menos que o Corinthians, arqui-rival do Santos e líder do campeonato. Era necessário ser muito macho pra manter Neymar fora do time diante de um jogo desse calibre, não?

Pois em nome da disciplina, do respeito à hierarquia e do exemplo a ser seguido, Dorival Jr manteve o afastamento de Neymar.

Eu não vi o Neymar manifestar-se contra Dorival, você viu? O que eu vi foi, independentemente de serem sinceras ou não, o moleque pedir desculpas publicamente ao técnico, à torcida e aos colegas de time.

Só que, diferentemente de Dorival Jr, a diretoria não teve colhão pra ir pro jogo sem Neymar.

E como besteira pouca é bobagem no futebol brasileiro, a diretoria passou a mão na cabeça de Neymar e pôs Dorival na rua. Sim, isso mesmo: tomou aquilo que tinha dado ao técnico (o respaldo pra punir o moleque), bancou Neymar no jogo de logo mais, demitiu Dorival e ainda, de quebra, pôs Neymar na fogueira.

Sejam lúcidos: quem demitiu o técnico não foi Neymar. Foi o bando de bandidos que dirigem o Santos Futebol Clube. Esse bando que em momento algum prezou pela disciplina, mas sim pela não desvalorização de Neymar. Em momento algum pensou no Santos, mas apenas nos cofres cheios que pretendem ter com a venda de Neymar.

Dorival só ficará desempregado se quiser. O São Paulo já está de portas abertas.

E a diretoria do Santos? Além de dar uma mãozinha pro rival São Paulo, ainda jogou seu maior talento em campo na fogueira. É muita burrice.

Neymar já pagou (e pagaria hoje) pelo que fez. Ponto. É injusto e, acima de tudo, covarde o condenarmos até a morte por uma coisa que ele NÃO fez.

8 comentários:

  1. Adorei o texto! Concordo!
    Pensando por essa lado, não foi msmo Neymar quem botou dorival pra fora.. mas os idiotas dos dirigentes do santos.. espero que o clube se afunde nesse campeonato pra aprender que qm deve mandar no futebol é a arte e não o dinheiro!
    dorival não vai ficar desempregado porque é msmo um otimo treinador.
    E Neymar deveria pagar qntas vezes fosse necessário...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto ilustre, parabéns!
    De antemão, aviso que achei descabida a demissão do Dorival, mas não concordei com um aspecto, qual seja, a 'punição' dada ao Neymar.
    Veja só, inegavelmente, o moleque joga muito, o Santos precisa dele, quando se afasta um jogador desse porte, logicamente, o time perde e muito, ao meu ver a punição deveria ser do jogador e não do Santos, que perde a estrela do time (já que o Ganso esta se recuperando de cirurgia)
    Agora um jogador de futebol é pago pra que? Concentrar com o time, viajar e, obviamente, jogar! Quando ele é afastado do time, do que ele é privado? Ele vai ficar em casa, sem ter que concentrar com o time, isso é punição? Tenho lá minhas dúvidas, mas experimenta descontar, 50% do salário dele, aposto que ele vai sentir na pele, ou melhor, no bolso a punição.
    Digo mais uma vez, os dirigentes do Santos fizeram uma burrada absurda!!!
    Agora sabe qual é o problema maior? O moleque joga hoje, dá a vitória ao Santos e os dirigentes vão se vangloriar de terem bancado o Neymar, e não o Dorival
    Futebol brasileiro tem cada uma...
    Mais uma vez, parabéns pelo texto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu consigo ver a punição imposta pelo Dorival sob o seguinte aspecto: tirar do Neymar aquilo que ele mais gosta de fazer: jogar.
    Quer castigo maior que tirá-lo de campo e, pior, num clássico?
    É evidente que mexer no bolso doi muito. Mas lembremos que isso TAMBÉM foi feito - os teis 30% citados.

    Mas entendo essa "outra" ótica, tem cabimento mesmo. Fato.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto Tiago!
    Eu acho que a diretoria errou feio em demitir o Dorival!
    Nessa confusão toda, eu vejo 2 lados a se observar:

    1- O Dorival não quis ficar com a fama de treinador que perde o comando do time e aceita tudo o que o jogador faz, assim como foi com o Ganso na Final do Paulista. A diferença foi que ali o Ganso soube interpretar o jogo e teve uma atitude de personalidade, diferente da do Neymar.

    2- A diretoria não pensou no time, nem no homem que o Neymar ainda vai virar, afinal, quem com 18 anos não faz besteira? A diretoria ta pensando Neymar como um patrimonio e ficou com medo dele se desvalorizar, sem pensar que com essa atitude, além de aumentar a apressão em cima do garoto, ele pode achar que é intocável no time e ninguem fará nada com ele. Visto que todos nós sabemos que essas punições no salário, raramente são verdadeiras.

    ResponderExcluir
  5. É claro, neymar nun foi o unico motivo pra o Santos tirar Dorival nao, Dorival ja vinha perdendo a moral com todo o grupo, desde o caso da Twett Cam, mas Neymar agora é que vai se achar mesmo, o dono do Santos, bola ele joga, ninguem pode negar isso, mas o cara é tao chato e tao metido que só dá raiva até de olhar pra cara dele, pra mim ele NÃO TEM nem nunca vai ter STATUS DE ÍDOLO, agindo assim, como o dono do mundo, querendo humilhar os adversários depois q a bola não está em jogo dando balõesinhos ¬¬ nan! Acho ele ridículo, mas respeito todas as opiniões.

    abraaaço

    ResponderExcluir
  6. Boa, Rafael.
    Muito bem observado e colocado o ponto número 2.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Boa, Freddão!
    Chegou logo chutando o balde!
    Hahahaha...

    Discordo de ti mas, desde já, RESPEITANDO tua opinião.
    Só acho que tu deveria dar um BELO "desconto" porque afinal de contas o moleque tem 18 anos.

    ResponderExcluir
  8. perfeito! não entendo de futebol, mas entendo de demissão!!hahahhaha..
    bjs.

    ResponderExcluir

Web Analytics