segunda-feira, 12 de julho de 2010

Acabou A FESTA.

A final não foi o jogo que o planeta inteiro esperava. Óbvio que não.

Se de um lado a Espanha veio pra jogar (seu) futebol, a Holanda parece que veio única e exclusivamente descer o sarrafo. Há, aliás, um ditado que diz que "a única certeza de uma Copa do Mundo em que a Holanda participe é que esta fará o jogo mais emocionante da competição". Diante do que se viu nas últimas partidas da Laranja nas duas últimas Copas, pode-se dizer que "a única certeza de uma Copa do Mundo em que a Holanda participe é que esta fará o jogo mais violento da competição".

Por que?

Em 2006, a Holanda foi eliminada nas oitavas-de-final num jogo em que o árbitro distribuiu 20 cartões. Destes, 16 amarelos e 4 vermelhos distribuídos entre holandeses e portugueses. Ontem, em Joanesburgo, holandeses e espanhóis fizeram a final com mais cartões da história das Copas: 13 amarelos no total e 1 vermelho.

Aquele que vos escreve torcia declaradamente pra Holanda. Mas confesso que com o passar do jogo (e a percepção de que a Holanda apenas descia o sarrafo) o futebol da Espanha me seduzia a torcer por ela. Não quero passar a mensagem de que "torcí para aquela que ganhou", longe disso. Apenas uma confissão.

Simplesmente não foi atuando como ontem que a Holanda chegou até a final. Apresentação pífia, pra quem passou 32 anos a espera desta que foi sua terceira final de Copa, tendo sido derrotada nas duas anteriores. Mas foi atuando como ontem que a Espanha nas suas últimas 54 partidas venceu 49, empatou 3 e perdeu apenas 2 e, nessa Copa, "derrubou" nos mata-mata Portugal, Paraguai e Alemanha. Incontestável!

Assim, a Espanha entra para o seleto grupo dos campeões mundiais: Brasil (5x), Itália (4x), Alemanha (3x), Argentina (2x), Uruguai (2x), França (1x) e Inglaterra (1x).

Antes de encerrar, me permita dizer uma coisa: se há UM jogo que tem direito a não corresponder às expectativas do planeta sem merecer uma chuva de pedras, esse jogo é A FINAL DA COPA DO MUNDO.

Por que?

Porque é algo diferente de TODAS as outras partidas de futebol. Ponto. Não é justo você tratar uma partida deste porte da mesma forma com que trata a terceira rodada do Carioca com Macaé x Flamengo, ou Ibirapuera x Corinthians. É meu ponto de vista. E o seu?

Algo mais a dizer?

Sim: que a taça do mundo está em muito boas mãos. Ou excelentes PÉS!

Como joga bola essa dupla XAVI e INIESTA...

2 comentários:

  1. esse jogo da final da copa, para mim, parecia o Botafogo contra o Auto Esporte, o famoso BOTAUTO!!:)

    ResponderExcluir
  2. Acho que estao em "excelentes PÉS", entao!

    ResponderExcluir

Web Analytics